Anuncie aqui!

DICAS PARA SE PREPARAR PARA O ENEM. 2011

 



O Enem (exame do ensino médio) é uma das provas mais importantes na vida de um jovem afinal são muitos os que esperam oportunidades á partir dessa prova. Além de ele avaliar todos os novos  conhecimentos e desenvoltura de assimilar informações ele serve como porta de entrada para milhares universidades que utiliza o Enem como parte do processo seletivo, além do mais o Enem há pouco tempo atrás começou a ser utilizado como acesso ao ensino superior, ou seja, ele garante uma vaga em universidades diretamente.
O ProUni é um dos concursos que utiliza as notas do Enem como base por isso caprichar no resultado é fundamental. Fazer de tudo para ter um excelente desempenho no resultado da prova do Enem é de máxima importância para quem aposta realmente na prova como porta para outras oportunidades. Para que o resultado seja bom é necessária toda uma preparação antes do dia da realização da prova afinal ninguém sabe tudo e o Enem gosta muito de avaliar atualidades sendo assim é importante estar sempre estudando.
Uma dica preciosa para quem deseja utilizar métodos para tentar estudar para o Enem é o fato de poder rever as provas que já foram aplicadas o conteúdo sempre muda mais as dicas e contextos são sempre os mesmos afinal a avaliação tem sempre o mesmo intuito não tem como fugir muito dos padrões, por isso na hora de estudar é sempre bom revisar as provas dos anos passados isso ajudará bastante os candidatos que se dispuserem a revisar as provas.
Inicialmente antes de qualquer outra coisa é muito importante entender as bases fundamentais das disciplinas aplicadas afinal o que quer dizer cada uma delas isso é de grande auxílio à maioria das pessoas que já fizeram a prova e utilizaram esse meio informativo. Depois de se auto-avaliar para saber sues pontos fracos e seus pontos fortes, é ideal que você se dedique mais as matérias que possui mais dificuldade tirar uma boa nota não é difícil é preciso apenas esforço dedicação e muito estudo.
Nesse ano de 2011 é indicado que você pegue firme do estudo desde já as inscrições ainda nem foram iniciadas, no entanto para estudar tirar as duvidas e se auto-analisar nunca é tarde de mais. Para que você seja um dos felizardos com as melhores notas do Enem 2011 estude e não tenha receio de retirar todas as suas duvidas afinal só assim você se superará aos demais.



MAIS DICAS ...



Campeões do Enem em 2009 dão dicas para a prova


“O principal é não empacar em perguntas”, diz Henrique Leite que ficou em primeiro lugar no Exame do Ensino Médio no ano passado.


O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, está chegando. O Fantástico teve acesso à lista dos melhores colocados na prova do ano passado, e são eles que vão dar algumas dicas para quem quiser brilhar este ano.


Confira mais dicas para a prova


Henrique, primeiro colocado geral: “Eu fui bem metódico”. Iago, terceiro lugar: “O que me diferencia é a persistência no estudo e a disciplina”. Marina, sétima colocada e primeira mulher no ranking: “Você tem que estar centrado naquilo que você está fazendo. Isso é o mais importante”. Lucas, o primeiro entre os alunos de escola pública: “Sempre me disseram que o estudo era a melhor coisa que eu poderia ter”.


Esses são os campeões do Enem do ano passado. Para muitos, a porta de entrada para o ensino superior. A prova foi feita por 2,5 milhões de pessoas. Dos dez primeiros colocados, quatro alunos são do estado de São Paulo. Tem também de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Piauí e Maranhão.


A Universidade Federal do Piauí, em Teresina, foi a escolha da futura médica Marina, sétima colocada no Enem. Sua receita para quem vai prestar a prova: “Procurar mesmo informações do mundo, conectar essas informações com conteúdo que está sendo dado em sala de aula”.


Medicina também é o sonho de Iago, de 17 anos. Ele ficou em terceiro lugar e prestou o exame quando ainda estava no segundo ano do Ensino Médio: “Leio muito, leio de tudo. Então, quando eu pego uma prova longa, como o Enem, eu não fico cansado”.


O exame tem uma redação e quatro provas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. Este ano, uma novidade: Inglês ou Espanhol. “O Enem vence pelo cansaço”, disse Iago. E as questões são longas. “Vai sublinhando, vai sacando o que é importante naquele texto para você não ficar perdido”, aconselha Iago.


Fomos até Capitólio, cidade mineira de oito mil habitantes. O mais ilustre? Lucas, primeiro colocado do Enem, que veio de escola pública.
É possível para um aluno de escola pública se dar bem no Enem? “Acho que sim. Acho que ele tem que se dedicar muito ao estudo, porque são provas difíceis”, disse Lucas Santos Costa.
Lucas escolheu engenharia química na Unicamp - uma das universidades mais conceituadas do país, que desistiu de usar a nota do Enem depois que a prova vazou e sua data foi adiada.


“A gente não via ele pegar muito caderno e livro para ler, guardava mais é na mente. Eu acho que pode ser”, declarou Fátima Santos Costa, mãe de Lucas. “A gente sempre espera bons resultados dele, mas primeiro do Brasil...”, disse João Gualberto Costa, pai de Lucas.


“As medalhas são de matemática, astronomia, química. E o resto são jogos de vôlei, de futebol”, explica Lucas.


Campeão do Enem não vive só de estudar. O paranaense que fez 900 dos mil pontos possíveis do Enem se distrai com um violão. Ele está de casa nova: o alojamento estudantil do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo.


“O que eu fiz foi procurar modos alternativos de aprender. Então, eu odiava pegar aquele livro de biologia e ler, mas se eu fosse pesquisar na Internet ou alguma coisa assim era menos chato para mim”, explica Henrique Leite.


O Enem deste ano será nos dias 6 e 7 de Novembro. Por causa da data, muito tarde, USP e Unicamp já anunciaram que não vão usar a nota do exame em seus vestibulares. Mas, segundo dados preliminares do Ministério da Educação, 34 das 58 universidades federais vão usar apenas o Enem para selecionar seus candidatos.


Agora, de um lado os vestibulandos. E do outro, os campeões do Enem.


“O principal é assim, não empacar em nenhuma pergunta. Leu a pergunta e demorou alguns minutos, não consegue, não sai nada, pula, vai para a próxima”, ensina Henrique.


“Os amigos de vocês saindo para festas e baladas. E vocês, e agora? Eu estudo, eu saio?”, pergunta a estudante Gabriela Vallim, de 15 anos.


“Acho que é bom sair. Eu saí, ia para festas também. Não é bom ficar só pensando no vestibular”, orienta Lucas.


“Digamos, de segunda a sexta e sábado de manhã eu estudo, mas sábado à noite eu saio”, exemplificou Henrique.
E o melhor jeito de estudar antes da prova. “Não se aprofunde demais em uma área se seu objetivo for o Enem. Você pode saber um monte de matemática, mas não sabe o suficiente de biologia, você vai se dar mal na prova”, explica Henrique.


“O aluno não quer ser o melhor, ele quer notar que rendeu tudo o que pôde e o mais importante é que cada um consiga se aprimorar no seu desempenho”, explica Eduardo Antônio Lopes, professor de curso pré-vestibular.
O importante não é ser o melhor, ser um dos primeiros?
“Não é preciso ser o melhor”, acredita o professor.


“Qual foi a reação de vocês quando vocês souberam que vocês foram os primeiros colocados”, pergunta a estudante Giovana Cabral, de 18 anos. “Não acredito”, foi a reação de Henrique.




FAÇA O MESMO, BUSQUE MAIS INFORMAÇÕES, O SEU FUTURO SÓ DEPENDE DE VOCÊ.



APOSTILA PARA ENEM 2011 / 2012 GRATIS









SE O LINK ESTIVER ERRADO NOS AVISE OBG.
Postado em
▲ Topo